O que é energia solar

A energia solar é aquela proveniente da irradiação do Sol. Ela pode ser utilizada para diversos fins, entre eles o aquecimento de água e a geração de energia elétrica. Este último é o mais comum e, por isso, muitas vezes o termo “energia solar” é utilizado como um sinônimo para a energia elétrica produzida a partir da luz dos raios solares, por meio de sistemas fotovoltaicos, popularmente conhecidos como “kits solares”.

Limpa, renovável e sustentável, a energia solar tem conquistado cada vez mais espaço na matriz energética brasileira.

O conceito de energia solar costuma causar algumas confusões. Para esclarecer essa definição, é importante diferenciar a fonte de energia das tecnologias utilizadas para convertê-la.

Energia solar é uma fonte de energia primária, proveniente da irradiação do sol. Tanto a luz quanto o calor dos raios solares podem ser transformados em outros tipos de energia ou combustível. Para isso, são utilizadas diferentes tecnologias: energia solar fotovoltaica, aquecimento solar, energia heliotérmica e fotossíntese artificial.

Apesar das inúmeras possibilidades, a confusão mais comum é entre o aquecimento solar, um sistema que esquenta a água, e a energia solar fotovoltaica, uma tecnologia que converte a energia solar em energia elétrica.
O sistema fotovoltaico é a tecnologia utilizada para gerar energia elétrica a partir da irradiação dos raios solares. Isso é possível graças a um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico. Ele consiste no surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor, como o silício, quando este é exposto à luz.

O sistema fotovoltaico pode funcionar de duas maneiras: on grid, quando é conectado à rede pública de distribuição elétrica e off grid, quando opera de forma autônoma.

Esclarecimentos importantes sobre energia solar

Os sistemas de energia fotovoltaica/solar são regulamentados pela ANEEL – AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Para regulamentar e assim os sistemas estarem protegidos e garantidos foram criadas a resolução 482 da ANEEL e a resolução 687 da ANEEL que foram o marco regulatório que permitiu aos consumidores realizar a troca da energia gerada com a da rede elétrica, criando as regras e o sistema que compensa o consumidor pela energia elétrica injetada na rede.

Além dos conhecimentos técnicos necessários para entender o funcionamento da tecnologia solar fotovoltaica, o consumidor que pretende começar a gerar a sua própria energia deve também conhecer as normas do setor responsáveis por regulamentar o segmento.

Somente com um sistema fotovoltaico homologado nessas regras é possível desfrutar da economia na conta de luz por mais de 25 anos. A SOLAR ENERJI possui equipe de engenheiros, técnicos com qualificação, conhecimento e experiência para dar todo o suporte aos seus clientes, respeitando e cumprindo a legislação e suas resoluções.